Dicas de estudo em casa

  1. Coloque o uniforme

O uso do uniforme incentiva a criança a querer participar da aula e se sentir presente como se estivesse realmente na escola com a professora e os coleguinhas da sala, então não deixe de incentivá-la neste momento tão essencial.

Pode parecer pequeno, mas para eles é a ligação que têm com os colegas e a professora, é o momento que tem na memória guardado de quando iam para a escola e que em breve vão voltar a vivenciar.

 

  1. Elimine distrações

Sempre que chegar a hora da aula procure não deixar seu(sua) filho(a) com brinquedos, ou coisas desnecessárias para a aula, deixe apenas o material solicitado pela professora. Objetos extras podem provocar distrações na hora da aula fazendo com que a criança perca o foco e não acompanhe o que a professora está explicando.

 

  1. Escolha um local adequado

A escolha do local de estudo é de suma importância para a criança pois ela precisa se sentir segura, confortável e focada. Locais com barulhos excessivos farão com que ela perca a concentração, então escolha com carinho o local onde colocar seu(sua) filho(a) para estudar, evite locais onde tenha TV ligada por perto, janelas onde terá muito barulho ou músicas, dê preferência para mesas e evite colocá-los em suas camas para estudar.

 

  1. Combine uma rotina de estudos

Ter uma rotina sempre ajuda em todos os momentos de nossas vidas, e na hora dos estudos não é diferente, combinar esses momentos com seu(sua) filho(a) é essencial para não causar uma revolta em casa, não é mesmo?

Sempre combine horários como os de estudar, brincar, banho, lanches, almoço, etc. Um quadro de horários é sempre bem-vindo e ajuda muito principalmente para os momentos de estudo, a criança já chega tranquila sabendo que vai fazer as tarefas, que está no horário e que fará tudo o que for necessário na aula e tarefas extras.

 

  1. Converse com seu(sua) filho(a) sobre as aulas

As conversa sobre as aulas e o que foi trabalhado é de grande importância para que a criança reforce o que aprendeu, entenda como uma revisão porém em forma de conversa. Sugerir para a criança uma revisão sobre a aula certamente ela dirá que não precisa, que já entendeu tudo, mas se você mudar a conversa para, me conte o que você aprendeu na aula hoje e for gerando questionamentos sobre os assuntos eles estarão fazendo a revisão sem ao menos perceber e revisarão a matéria de maneira mais rápida e divertida.

 

  1. Acompanhe as aulas com seu(seu) filho(a)

Não importa a idade da criança, não deixe de acompanhar o que ela faz nas aulas, elas precisam de supervisão principalmente no momento que estamos passando, não queremos que fiquem sentados o tempo todo ao lado deles, eles também precisam aprender a ser independentes, mas não é para deixá-los resolver tudo sozinhos, precisamos que vocês acompanhem, saibam o que se passam e acompanhem a vida escolar deles. A conexão família escola é a mais importante hoje em dia, nós precisamos desta comunicação.

 

  1. Desenvolva as atividades lúdicas

Um ponto muito discutido e de extrema importância principalmente nos anos iniciais das nossas crianças. Sim, eles precisam fazer atividades lúdicas, e pode parecer atividades bobas para muita gente, mas para quem planeja sempre tem um objetivo, a educação nos anos iniciais não é somente ensinar a escrever ou reconhecer letras e números, pegar no lápis etc. antes disso tem toda uma preparação de coordenação que conseguimos através de atividades lúdicas simples e que levam a objetivos grandes e que vemos resultados durante os anos seguintes. Então não deixem de realizar atividades lúdicas eles são de grande importância para a vida de seus filhos, e quando falamos vida, é sim para a vida inteira.

 

Cláudia de Fátima Canuto Ferreira
Diretora