Dia Mundial da Alimentação

A escola é um meio que contribui para a formação da pessoa, e por isso ela tem o importante papel de conscientizar seus alunos para uma alimentação saudável.

Uma alimentação saudável é essencial em todas as fases de nossa vida, mas em cada uma delas a alimentação tem uma importância diferente. Quando somos crianças, nossa alimentação é voltada para o crescimento de nossos ossos, pele, músculos e órgãos. Nessa fase brincamos, pulamos, aprendemos a ler e a escrever, entre várias outras coisas, por isso uma alimentação balanceada é imprescindível, pois precisamos de energia necessária para todas essas atividades. É também nessa época da vida que formamos nossos hábitos alimentares, ou seja, que “aprendemos” a gostar ou não de certos alimentos.

Uma boa alimentação é sinal de uma vida saudável. Cada vez mais as pessoas têm acesso a diversos tipos de comida, principalmente os fast foods, enlatados e industrializados, que já vêm quase prontos para consumo. Mas viver apenas dessas últimas opções significa comer mais sódio, gorduras trans e saturadas, conservantes, açúcares e, muitas vezes, perder as vitaminas naturais dos alimentos. E pior, ganhar alguns quilinhos, visto as altas taxas de obesidade infantil durante os últimos anos e mesmo que isso não aconteça e o corpo não transpareça, um exame de sangue pode mostrar níveis de colesterol, diabetes, entre outras doenças escondidas no organismo. Comer alimentos saudáveis é uma tecla que tem que ser tocada por diversas vezes, as crianças têm que desenvolver esses hábitos e saberem optar por refeições mais equilibradas de forma mais natural e prazerosa, por isso a importância de trabalhar com esse tema desde as primeiras fases da infância.