10 dicas para tornar todos os dias o Dia da Terra

1 – Use menos vezes o grampeador!

Se cada um dos 10 milhões de funcionários de escritório do Reino-Unido usasse menos 1 grampo por dia, seriam economizadas quase 100 toneladas de aço por ano. Isso é muito mais que a quantidade de aço utilizada na Ponte 25 de Abril, em Lisboa!

2 - Cuide da geladeira!

Cada vez mais as geladeiras gastam menos energia. Para gastar ainda menos deve colocá-lo numa zona da cozinha menos quente, longe do forno, do fogão e do sol, abre a porta apenas quando já souber o que quer tirar (não fique olhando para as prateleiras pensando o que queres jantar), verifique se as borrachas fecham bem e limpe o pó dos condensadores na parte de trás.

3 – Recicle!

Ao reciclar apenas uma lata de refrigerante se economiza energia suficiente para uma TV funcionar durante 3 horas. Todos os anos os norte-americanos jogam no lixo quantidade suficiente de papel para cobrir a Bélgica!

4 – Reutilize!

Em vez de levar mais um saco de plástico do supermercado, utiliza-os várias vezes ou use um saco de pano. Estima-se que são consumidos entre 500 mil milhões a 1 bilião de sacos de plástico por ano em todo o mundo. Milhões vão parar nos oceanos e no estômago dos animais.

5 – Coma menos carne!

Aproximadamente 18 mil litros de água são consumidos por cada meio quilo de carne de vaca. É mais água do que 200 banhos de 5 minutos. Uma boa ideia é começar em sua casa o dia da semana sem carne!

6 - Mete uma tampa!

Só os tachos e as panelas é que adoram tampas!  Ao tapar as panelas enquanto cozinha, você podes reduzir a energia gasta até 90%.

7 - Regue as plantas só à noite!

As plantas devem ser regadas à noite pois assim a água é melhor absorvida pelas plantas e não evapora com o calor do dia.

8 – Feche as cortinas!

No verão fecha as cortinas ou persianas durante o dia para manter a casa mais fresca e no inverno fecha-as à noite para impedir que o calor saia pelas janelas, mantendo a casa quente.

9 - Toma banho mais rápido!

Uma ducha de 5 minutos gasta quase 95 litros de água, isso equivale a quantidade de água que uma pessoa bebe em 50 dias. Ao instalar redutores de caudal, ou arejadores, nas torneiras pode diminuir o consumo de uma família de quatro pessoas em 1000 litros por semana.

10 – Óleo nunca para o ralo!

Quando trocar o óleo do carro certifique-se de que a oficina está a encaminhando-o para o despejo correto e não para o ralo. O mesmo se passa com o óleo da cozinha, depois de fritar as batatas deixe o óleo esfriar, coloca-o numa garrafa de plástico e depois faça o descarte.

Mais de 1,3 mil milhões de litros de óleo são despejados todos os anos no mar.

11 – Dica bonus!

Partilhe estas dicas: ao partilhar esta informação você vai estar ajudando alguém a poupar também!

Green Nation